Categorias
O Muro das Lamentações

Petição pela equivalência das licenciaturas pré-Bolonha aos mestrados integrados pós-Bolonha

Por Gustavo Martins-Coelho

Reedito esta curta referência à petição pela equivalência das licenciaturas pré-Bolonha aos mestrados integrados pós-Bolonha [1] apenas para memória futura da minha opinião sobre como a reforma do ensino superior no âmbito do processo de Bolonha foi realizada: numa palavra, mal. Fica também a informação, posterior à publicação do texto original, de que a petição foi efectivamente discutida no Parlamento (o que demonstra que as minhas reservas quanto à sua validade legal, que manifestei na altura, eram infundadas — por esse motivo, optei por omiti-las na reedição) e rejeitada pelo PSD e pelo CDS-PP (os votos a favor dos restantes partidos foram insuficientes para fazê-la passar).

Assinei a petição em causa por estar bem escrita (ao contrário de muitas que por aí andam a pedir igualmente assinaturas) e, acima de tudo, por concordar com o seu conteúdo.

Não vou alongar-me sobre os motivos pelos quais considero justa a concessão de equivalência entre as licenciaturas pré-Bolonha e os mestrados integrados posteriores,por se encontrarem sobejamente explanados no texto da petição. Assinalo apenas a necessidade de corrigir um erro que pode colocar em causa o futuro profissional de muitos licenciados que, apesar de terem a mesma formação (ou até melhor) do que os «mestres de Bolonha», se vêem ultrapassados por estes por uma questão semântica.

Termino dizendo que o facto de ter sido rejeitada não significa que seja uma causa perdida ou que devamos abandonar. Mantenho a esperança de que, no futuro, uma Assembleia da República com uma composição diferente seja capaz de repor a justiça no que diz respeito às habilitações académicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *