Categorias
Docendo Discimus

Filmes de Verão

Por Hugo Pinto de Abreu

Na última publicação [1], dei algumas sugestões para fazer repousar o espírito, nomeadamente sugestões de leitura. A leitura é importante, e, precisamente por exigir de nós um esforço considerável (e convém recordar que vincit qui se vincit [2]), deveria ser uma coluna fundamental do edifício das férias repousantes a que almejamos.

Mas há um tempo para tudo. Se a exigência de uma boa leitura nos faz crescer, as capacidades de envolvência e de estímulo à reflexão próprias de um bom filme também contribuem para a nossa edificação pessoal. Nesse sentido, deixo três sugestões bem diferentes entre si:

A primeira é um filme espanhol, embora em língua inglesa, «The Lost» [3]. A temática — a mente humana, a psiquiatria — é densa e é, por isso, um filme que pode ser algo «pesado», mas que considero absolutamente genial. Um excelente ponto de partida para reflexões sobre a mente do ser humano.

Quanto à segunda sugestão, é um filme francês, uma espécie de sugestão intermédia. Não tão denso como a primeira sugestão, o filme «Les neiges du Kilimandjaro» [4] leva-nos, uma vez mais, a uma séria reflexão sobre o homem, sobre a responsabilidade individual e social na escolha entre o bem e o mal. Está também muito presente o actual «choque geracional», no caso francês, entre a geração do Maio de 1968 e a dos seus filhos e netos, percebendo-se um claro retrocesso civilizacional em curso. Contudo, e apesar de nos levar a reflexões profundas, o filme é indubitavelmente «positivo».

A terceira e derradeira sugestão para este Verão é, devo confessar, o filme que mais me encantou. Tem tudo. «Brave» [5] é um filme de animação cheio de substância. Sendo extremamente divertido, tem uma mensagem muito profunda. A banda sonora é extraordinária [6], e a imagem é, sem dúvida, a animação levada a todo um outro nível.

Espero que alguma destas sugestões aproveite ao leitor. Que tenha, ou continue a ter, umas boas férias!

2 comentários a “Filmes de Verão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *