Categorias
Editorial

Um outro olhar

Por Gustavo Martins-Coelho

A Sara tem 25 anos e é médica interna. Quando a conheci, no início deste ano, no nosso novo (e provisório) local de trabalho, a primeira impressão com que fiquei foi de que seria uma pessoa competente e cheia de iniciativa. Desde então, ao longo dos meses, para além do quotidiano no trabalho, tive a oportunidade e o prazer de colaborar com a Sara na organização das Jornadas do Internato Médico em Aveiro e nos trabalhos da Comissão de Internos do CHBV [1] e pude confirmar essa primeira impressão e descobrir, para além disso, uma médica de bom senso (qualidade cada vez mais rara, mesmo entre os médicos), com profundas preocupações éticas, morais e legais e uma amiga dedicada.

Por outro lado, apesar da presença de dois médicos nas colunas da Rua da Constituição, comecei a sentir falta dum médico que sentisse e escrevesse Medicina. É certo que eu [2] publiquei sobre os genéricos uma vez [3], o Hélder [4] falou da importância do médico de família outra vez [5], e até o Hugo [6] abordou o IVA na saúde [7], mas a vivência, a ética, a ansiedade e os anseios dum médico são tópicos que até hoje permaneceram esquecidos na «Rua da Constituição».

Então, mais recentemente, vi a Sara a escrever. Além de médica, nos seus tempos livres, a Sara dá-se ao trabalho de pensar e de escrever o que pensa. Quando li a sua obra, pareceu-me que o que lá abordava e a forma como o fazia eram exactamente aquilo de que eu andava a sentir falta na Rua da Constituição e não hesitei em convidá-la para ocupar as Terças-feiras com uma nova coluna, intitulada «Olho Clínico» [8].

Tenho a certeza de que o leitor irá apreciar a escrita da Sara tanto quanto eu.

2 comentários a “Um outro olhar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *