Categorias
Editorial

Malas aviadas

Por Gustavo Martins-Coelho

As «Viagens do Guê» foram um blogue que mantive durante uns anos com relatos dos passeios que fui dando por aí, às vezes só, outras vezes na companhia de bons amigos.

Tudo começou em 2005, quando, no comboio, o Tiago [1] sacou da sua mochila um caderno e uma esferográfica e me explicou que era para fazer um diário de viagem — da nossa viagem. Durante duas semanas, descrevemos detalhadamente todos os nossos périplos e peripécias, ao longo de quatro países e mais de vinte cidades que visitámos, sempre de comboio. No final, achei que valia a pena partilhar aquela experiência com o mundo e criei o blogue — com a concordância um pouco a contragosto do Tiago, que preferia guardar o caderninho no baú das recordações.

Depois disso, inspirado pelo Tiago [1], continuei com os relatos das minhas próprias viagens, os passeios por Berlim, enquanto estudei nessa cidade pelo programa Socrates/Erasmus, algumas visitas a cidades portuguesas, uma célebre viagem a Barcelona em companhia do Hugo [2] e não só…

Efectivamente, o estro da reedição destas crónicas, integradas numa nova coluna da «Rua da Constituição», partiu em grande parte da Mariana, participante e incansável fã dessa descrição do passeio por Barcelona, que, muitos anos volvidos, continua a trazer à baila amiúde. Assim sendo, achei por bem dedicar-lhe este reinício.

Esta coluna é partilhada. A descrição das viagens que fiz em boa companhia teve, em muitas circunstâncias, contributos para a sua redacção dos que comigo viveram a experiência narrada. Assim sendo, as suas iniciais irão surgindo em co-autoria nas crónicas apropriadas.

As «Viagens do Guê» [3] serão editadas pelo Hugo [2] e publicadas mensalmente, no primeiro Domingo de cada mês, substituindo, nesse dia, os «Dias passados» [4].

O comboio parte dentro de momentos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *