Categorias
Editorial

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Por Gustavo Martins-Coelho

Este editorial é uma espécie de adenda à história da «Rua da Constituição» [1]. Além de ser «a digna herdeira do ‘Muro das Lamentações’ e do ‘Blogue do Domingo’», a «Rua da Constituição» resultou também duma ideia, que começou insidiosamente a povoar-me a mente: a de pôr em prática o adágio: «uma imagem vale mais do que mil palavras».

Também já escrevi, noutro editorial [2], que «existe um tempo certo para as coisas surgirem, amadurecerem e acontecerem.» Essa ideia, de dar voz ao provérbio citado, surgiu em 2011. Fiz um primeiro rascunho da sua concretização nos primeiros meses de 2012. A «Rua da Constituição» foi criada em Agosto desse mesmo ano, com a ideia ao fundo, mas sem, ainda, a executar. O tal rascunho acabou por integrar um artigo completo [3] do «Muro das Lamentações» [4] sobre o tema que versava, publicado pouco mais dum mês depois da criação do blogue; e a ideia de fazer disso uma coluna sistemática foi continuando adiada, sem que isso significasse o seu esquecimento total. Os dados foram sendo guardados e alinhavados para o dia em que me abalançasse nesse projecto.

As recentes declarações do Belmiro de Azevedo sobre o nível salarial em Portugal [5] foram a espoleta que faltava para que a ideia se concretizasse. Será que, como disse o empresário, os trabalhadores Alemães fazem, mesmo, numa hora, três ou quatro vezes mais do que os Portugueses no mesmo período de tempo? E será que os salários alemães são, em média, três ou quatro vezes mais elevados do que os Portugueses? É o que vamos descobrir, dentro de momentos, na nova coluna: «Mil Palavras» [6].

Esta nova coluna, da minha responsabilidade autoral e editada pelo Hugo, vai partilhar o espaço da sua coluna, «Docendo discimus» [7], alternando quinzenalmente com esta, e pretende traduzir em gráficos de interpretação simples dados estatísticos que ajudem a compreender o País, o continente e o mundo em que vivemos.

A compreensão da realidade é o primeiro passo para melhorar o que pode ser melhorado e preservar o que deve ser preservado.

0 comentários a “Uma imagem vale mais do que mil palavras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *