Categorias
Perspectivas em Saúde

Bom 2020!

Por Gustavo Martins-Coelho


A crónica de hoje vai ser rápida.

Para o objecto do dia, escolhi a cadeira de escritório.

Conta-se que Charles Darwin prendeu rodas às cadeiras, para se conseguir mover rapidamente entre os espécimes que estava a analisar. Hoje, contudo, a cadeira de escritório está mais associada aos males do estilo de vida sedentário. De acordo com os estudos, a cadeira de escritório pode estar a prejudicar a nossa saúde, através do aumento do risco de morte por doença cardiovascular e cancro. Os investigadores dizem que é necessário encontrar formas de reduzir o tempo que passamos sentados, pois isso pode reduzir o nosso risco de doença.

Já não basta ir para o ginásio, é também preciso passar menos tempo sentado durante o resto do dia. Com o início do novo ano, esta pode bem ser uma boa resolução de ano novo!

Dito isto, não podia deixar passar a grande notícia da semana passada: o alargamento do Programa Nacional de Vacinação [1]. As vacinas, nunca é demais dizê-lo, fizeram, sozinhas, mais pela saúde e pela longevidade das pessoas do que todas as restantes práticas médicas juntas.

Não podia também deixar passar a notícia da agressão a uma médica no Hospital de Setúbal [2]. Como diria o senhor deputado André Ventura: vergonhoso! E deve ser apenas nisto que ambos estamos de acordo.

Como disse que seria, a crónica de hoje foi rápida. Resta-me desejar um bom 2020 e prometer que cá continuarei, sempre apresentando as minhas perspectivas em saúde [3].

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *