Categorias
Editorial

Um novo canal de comunicação…

Por Gustavo Martins-Coelho


Agora que já tive os meus dez minutos de fama [1], tomei-lhe o gosto e quero mais…

Nah, estou a brincar! Esta era uma ideia que já vinha amadurecendo há algum tempo. Numa altura em que todo o bicho-careta vomita alarvidades no seu canal de Youtube, ou se acha videógrafo no Instagram, ou partilha umas patacoadas de duvidoso interesse no Facebook, eu pensei com os meus botões que, já que não sou totalmente desarticulado no discurso, nem as minhas ideias são totalmente desprovidas de sentido, não poderia fazer pior figura do que certos figurões, se me dedicasse a mandar uns bitaites na Internet.

Já uma vez escrevi que existe um tempo certo para as ideias surgirem, amadurecerem e acontecerem [2]. Parece-me que não poderia haver tempo mais certo para esta ideia acontecer e é por isso que, daqui para a frente, me vou lançar numa nova aventura, que é a publicação de vídeos.

Continuo a reconhecer a enorme importância da palavra escrita; e é por isso que a Rua da Constituição irá conter a transcrição daquilo que digo. Mais não seja, porque só por escrito se podem fazer hiperligações. Quer dizer, o Youtube permite sobrepor ligações ao vídeo, mas, francamente, é uma coisa que acho esteticamente obtusa e que me deixa incomodado, sempre que acontece, num vídeo que estou a ver. Portanto, quem quiser conhecer os tópicos relacionados com o que vou dizendo, as alusões que faço, as minhas referências, terá de continuar a ler-me.

Mas, para quem não tiver tempo para isso e preferir ouvir, ou para quem for simplesmente preguiçoso, porque também é digno de respeito, terá doravante este novo canal de comunicação.

Não vai ser uma coisa muito elaborada. Nota-se, aliás, pela qualidade deste vídeo: um telemóvel para filmar, a parede da cozinha por cenário, um software gratuito [3] para editar e está feito! Nem eu quero que seja mais do que isso: para mim, o conteúdo continua a ser mais importante do que a forma. Se houver, pelo menos, uma pessoa que me veja e oiça e chegue ao fim do vídeo com o sentimento de que as suas ideias já não são exactamente iguais às que tinha, antes da sua passagem por aqui, então já valeu a pena!

A aventura começa agora…

Um comentário a “Um novo canal de comunicação…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *