Categorias
Mil Palavras

Os resultados das eleições europeias

Por Gustavo Martins-Coelho

eleicoes europeias

A imagem apresenta o número de deputados eleitos para o Parlamento Europeu em cada Estado-membro, por família europeia do Parlamento cessante (pelo que partidos que não tinham previamente assento no Parlamento Europeu, como o MPT em Portugal, constam do grupo «Outros»). A área total de cada gráfico circular é proporcional ao número total de deputados que representam o Estado-membro correspondente, conforme ilustrado na legenda.

O vencedor das eleições, com 214 deputados eleitos, foi o Partido Popular Europeu, seguido da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, com 191 deputados; o PPE mantém assim a maioria conquistada em 1999. O PPE venceu em doze Estados-membros; os S&D em quatro; a Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa foi vencedora em número de Estados-membros igual ao dos S&D; a Europa da Liberdade e da Democracia venceu em dois países; a Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica e os Não-Inscritos venceram, cada um, num só Estado-membros.

A Alemanha é o país com maior representação no Parlamento Europeu, com direito a 96 deputados, dispersos pelos diversos grupos, seguida da França, com 74, e da Itália e do Reino Unido, ambos com 73. Portugal tem 21 deputados, o mesmo número que a Bélgica, a República Checa, a Grécia e a Hungria.

Os dados provêm da informação constante no micro-sítio dedicado às eleições, integrado no sítio do Parlamento Europeu [1].

0 comentários a “Os resultados das eleições europeias”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *