Categorias
Vistas do Banco

O mundial dos guarda-redes

Por Carlos Lima

Ouviu-se com frequência os comentadores das nossas televisões dizerem que o mundial do Brasil foi o mundial dos guarda-redes, elogiando cada defesa feita por estes.

É verdade que existiu um conjunto de defesas fascinantes, que mostraram a qualidade dos guarda-redes presentes, mas não posso esquecer que, por cada defesa fantástica, existiu um atacante que fez o remate que permitiu a defesa. Por trás, ou para trás desse atacante, houve uma equipa que construiu uma jogada que permitiu o remate; houve, quem sabe, um outro guarda-redes, na outra baliza, que lançou a bola para iniciar a jogada.

O que me parece, hoje, é que temos tanta necessidade de heróis que nos sirvam de inspiração, que até aqueles que fazem a função para a qual trabalham, quase sempre com afinco, são idolatrados quando a vida lhes corre bem e esmagados pela crítica quando as coisas não correm tão bem, mesmo que por vezes não sejam culpados.

Todos sabemos que a preparação dum guarda-redes já não depende só do jeito, ou de «ter nascido para a coisa». O trabalho do guarda-redes é dos mais duros dentro duma equipa, seja ela de futebol, de andebol, de hóquei em patins, etc., devido à sua importância no jogo, ao ponto de poder dizer que, para o guarda-redes, existe um momento de solidão dentro do jogo, o momento da defesa. Os outros já fizeram o seu trabalho, agora é o momento dele: se defende, é herói; se sofre golo, é muitas vezes o vilão. O guarda-redes é exposto a cada defesa com que é confrontado; por vezes, nada mais pode fazer que reagir e esticar um braço, uma perna, fazer um movimento de forma instintiva; mas o seu trabalho é tão difícil que um toque na bola é uma grande defesa e deixar passar a bola é um grande «frango».

Perceber o trabalho dum guarda-redes é fundamental para que se entenda por que acontece a defesa fantástica.

  • Orientação da equipa — grande parte do tempo, o guarda-redes nada mais tem para fazer do que orientar a sua equipa, posicionar os defesas, alertar os colegas para o posicionamento e marcações, orientar a barreira, delimitar as suas áreas de actuação. Esta função advém do facto de ser o jogador que tem o campo e o posicionamento dos colegas e adversários pela frente.
  • Posicionamento — precisa de se colocar para interceptar a bola em cada papel a que é chamado. Habitualmente só se fala no seu posicionamento entre os postes, mas um guarda-redes é muitas vezes chamado a intervir nas costas da defesa, para interceptar aquela bola que foi lançada em profundidade, ou em que o defesa foi batido em velocidade. Há também o seu posicionamento na marcação de livres, de cantos e doutros lances, frequentemente chamados de bolas paradas. Depois, o posicionamento entre os postes que exige reflexos rápidos e instintivos — mas mesmo esses trabalham-se — e, por fim, o posicionamento a sair dos postes, quer para a intercepção da bola por alto, quer aos pés, ou enfrentando um adversário.
  • A equipa para com o guarda-redes — vê-se muitas vezes os colegas a delimitar a zona de acção do guarda-redes, porque o conhecem e sabem quais são as suas competências e capacidades. Sabemos que há guarda-redes fantásticos entre os postes, mas com imensas dificuldades em sair deles com qualidade. Já o contrário raramente acontece, porque ainda se olha muito para o trabalho do guarda-redes entre os postes. É interessante observar uma equipa a reposicionar-se no campo após o guarda-redes agarrar a bola, e o proveito que uma equipa tira das capacidades dum guarda-redes colocar bem a bola, quer com os pés, quer com as mãos.

Porém, a opinião, seja ela dos jornalistas, seja dos treinadores de bancada, valoriza muito mais os outros jogadores de campo, em particular os goleadores. Já para os treinadores, a capacidade de um guarda-redes é fundamental, porque todos sabem que é por aí e a partir daí que todas as equipas começam a funcionar.

Na minha opinião, o guarda-redes é o jogador mais completo, porque sabe fazer o que os outros fazem, além da sua função, e porque domina praticamente todas as áreas do jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *